segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Administrar é fácil! É?

Atualmente existe um sério problema na Educação em todas as instituições dos mais variados níveis. É fato que instituições pouco preparadas vendem diplomas de nível superior como sendo uma mercadoria, sem considerar as implicações que essa atitude pode causar nas estruturas de uma sociedade.
A venda de diplomas para pessoas sem capacitação vem acontecendo frequentemente e é visível a todos os observadores, sejam eles pouco ou muito críticos. E tais instituições consideram primeiramente, ou unicamente, a abertura de cursos com pouco custo operacional e com alta demanda, sendo estes Direito, Administração, Economia, Contabilidade, algum mais? Logo, são "formados" Adminstradores dos mais diversos níveis de conhecimento, capacidade analítica e crítica, e capazes de gerir uma organização devido ao fato de instituições não sérias venderem diplomas a interessados apenas no status de Ensino Superior Completo.
Com essa maré de "Administradores" sendo formados todos os anos, a profissão fica ainda mais banalizada e associada à ineficácia de apresentar soluções capazes de modificar um meio ou um sistema aberto que necessite mudanças das mais simples, como um fluxo de caixa, até as mais complexas, como a alteração de uma estrutura organizacional numa empresa em pleno funcionamento.
E há quem insista em dizer que administrar é fácil, então coloco um problema: como tornar uma empresa autogestionária, adepta aos preceitos do cooperativismo, capaz de competir num mercado de capitalismo puro, em que não há políticas públicas capazes de beneficiar tal modelo? Ou, outro problema, alguma dica de como solucionar um problema de agência dentro de uma organização de grande porte?

Usando da ironia, administrar é tão fácil que 70% das micro e pequenas empresas que nascem vão à falência nos cinco primeiros anos, o que mostra a fragilidade de se trabalhar com os custos básicos de produção e com a complexidade maior da atmosfera de loja.